Neste ano, a Quadra da Irrigaçãoconta com um novo espaço criado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Circuito Tecnológico sobre Inovação e Sustentabilidade Agropecuária possibilitará aos produtores conhecer a natureza do produto exposto e avaliar a qualidade e a aplicação da tecnologia. Com aproximadamente 2 mil metros quadrados, no local estão sendo apresentadas as novas tecnologias inovadoras em máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.
A inauguração da Quadra da Irrigação foi uma das primeiras atividades realizadas na manhã deste sábado (30), durante a 37ª Expointer. A área é uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul e está localizada na área do Simers, no Parque Assis Brasil.
Durante o ato, o governador Tarso Genro destacou a importância da área para difundir a irrigação e estimular os produtores a investir em tecnologia para garantir a estabilidade e o aumento da produtividade.
Já o secretário da Agricultura, Claudio Fioreze, ressaltou o aumento da área irrigada no Estado nos últimos três anos. O acréscimo foi de 171 mil hectares, chegando próximo aos 300 mil hectares até o fim do ano. O programa prevê incentivar e facilitar a expansão da irrigação viabilizando a prática entre os agropecuaristas do Estado, além de aumentar a produtividade e a renda. Mais de 2.800 produtores já aderiram ao programa.
Na Expointer do ano passado foram comercializados cerca de R$ 3,2 bilhões em máquinas e implementos durante a feira. Conforme o presidente do Simers, Claudio Bier, vários fatores conjugados resultaram nos excelentes números. A expectativa é de que os mesmos resultados sejam atingidos em 2014.
Texto: Juliana Brum/Imprensa Seapa
Edição: Redação Expointer