
Documento aponta o crescimento da produção gaúcha de arroz, de 57% para 78% da oferta nacional do produto – Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
O relatório do grupo de trabalho do Terminal Arrozeiro Porto do Rio Grande foi entregue ao Governo do Estado, nesta quinta-feira (4), durante a realização do fórum sobre agropecuária, infraestrutura e logística, que teve a presença do ministro dos Transportes, Sérgio Passos. A Companhia Estadual de Silos e Armazéns é uma das integrantes do grupo de trabalho (GT).
A partir das diversas reuniões técnicas e operacionais, realizadas no Porto do Rio Grande, na unidade da Cesa de Rio Grande, e no Instituto Riograndense do Arroz (Irga), em Porto Alegre, chegou-se a um consenso, no relatório, sobre a necessidade da adaptação da área hoje existente no Porto Novo do Rio Grande, onde está localizada a Cesa, para consolidação de um Complexo Logístico para exportação de arroz a granel e ensacado.
Segundo os dados do relatório entregue, a produção de arroz no Brasil é tradicionalmente concentrada no sul do País, principalmente no RS, e vem aumentando nos últimos dez anos, quando passou de 57% para 78% do total da oferta nacional. Estima-se que essa concentração será ampliada para 85% em 2020, quando se prospecta uma produção de mais de 13 milhões de toneladas, o que representará em torno de 11 milhões de toneladas no RS, contra os 8,5 milhões de toneladas atuais.
“Nosso Estado já acumulou forças, obras e investimentos suficientes para dar um grande salto. Nós estamos aqui, nesse debate, nos preparando para uma nova etapa do Rio Grande que cresce e se desenvolve e tem uma visão estratégica de como o seu território deve ser servido por obras fundamentais, que vão dar suporte para esse crescimento, a esse desenvolvimento e ao caráter trabalhador e empreendedor do povo gaúcho”, disse o governador Tarso Genro.
Texto: Luciana Alcover
Edição: Redação Secom