NOTÍCIAS

Presidente da CESA Carlos Vanderley Kercher participou do encontro promovido pelo Sindicato dos Técnicos Tributários do Rio Grande do Sul (Afocefe), onde o governador falou sobre a atual situação financeira do Estado.

15º Sefaz Debates

Presidente da CESA Carlos Vanderley Kercher participou do encontro promovido pelo Sindicato dos Técnicos Tributários do Rio Grande do Sul (Afocefe) no dia 19 de Março. Foto: Luiz Chaves

O governador José Ivo Satori, acompanhado do vice-governardor, José Paulo Cairoli, falou no encontro que ocorreu no Palácio Piratini, logo após anunciar, os dados sobre a situação financeira do Estado e algumas medidas que serão adotadas para tentar reduzir o déficit – previsto em R$ 5,4 bilhões para este ano.

O governador elogiou a iniciativa dos técnicos tributários da Secretaria da Fazenda (Sefaz) em promover o evento, que tem como tema “Sirvam, também, as façanhas dos outros de modelo a nossa terra!”. Durante o encontro, foram apresentadas ações positivas no combate à sonegação de impostos, o que reflete, diretamente, no aumento da arrecadação de ICMS, e as experiências de outros estados, como Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco, em que foram utilizados modelos de administração tributária voltados à integração da fiscalização virtual e fiscalização ostensiva – com excelentes resultados.

O governador acrescentou que, apesar da grave situação do Estado, com um déficit superior a R$ 5 bilhões, e o fato de o cenário estar sendo exposto para toda a sociedade, “não significa que o governo está somente lamentando, mas sim, tomando atitudes para reverter este quadro”. Entretanto, conforme o governador, nunca a situação chegou à gravidade atual. “Mas a realidade precisa ser enfrentada e não nos falta determinação nem disposição para solucionar esta crise e fazer o Rio Grande crescer novamente”, ressaltou. “E já existem muitas indústrias dispostas a investir aqui, porque o Rio Grande é um local estratégico”, completou.

Observou, ainda, que a ajuda mútua entre os Poderes é fundamental para que o Estado encontre o caminho do desenvolvimento novamente. “Todos sabemos que o desejo da sociedade é poder contar com serviços públicos que funcionem e, desde que assumimos, estamos nos empenhando, mesmo com todas as dificuldades, para que não falte o fundamental: saúde, educação, segurança, entre outros serviços essenciais”, complementou Sartori.

Texto: Margareth de Paula
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

 

MAIS NOTÍCIAS