

Presidente Carlos Kercher, foi convidado para participar do seminário do Desenvolvimento Regional dos municípios do Vale do Caí na sexta-feira dia 03 de Julho em Tupandi.
A intenção é captar R$ 150.000,00 para arranjos produtivos.
Estavam presentes, autoridades e empresários de municípios do Vale do Caí reuniram-se para iniciar um novo projeto regional. Na quarta-feira, a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) lançou dois editais para apoio a Arranjos Produtivos Locais (APLs). Como a região tem um cluster alimentício, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Caí (Codevarc), em parceria com a Universidade de Santa Cruz (Unisc), promoveu o Seminário de Desenvolvimento Regional para a organização de APL de Alimentos. A atividade recebeu apoio da Associação dos Municípios do Vale do Caí (Amvarc) e contou com a presença de representantes do governo do Estado.
Segundo o presidente do Codevarc, Alzir Bach, a intenção é captar R$ 150.000,00 para o APL. As entidades tem até o dia 14 de agosto para elaborar o projeto conforme as exigências da concorrência pública. A coordenadora da AGDI, Luana Collet, esteve em Tupandi e explicou os critérios que precisam ser atendidos para o projeto ter a possibilidade de ser selecionado. “Os arranjos produtivos locais são uma política de Estado e a intenção do governo é apoiar este tipo de iniciativa em regiões onde ainda existam”, salientou Luana.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio de Oliveira Branco, participou do evento e em seu discurso, ressaltou a situação caótica das finanças públicas do Estado e que o governo quer reverter este quadro. “O APL é um nicho de oportunidade que deve ser aproveitado pelo Vale do Caí”, reiterou o secretário.Anfitrião do evento, o prefeito de Tupandi, Hélio Inácio Müller, ressaltou a força da agricultura no município e destacou a recente conquista obtida no setor. “Tupandi é o município que mais produz por km² no Brasil, fato que nos orgulha, mas que também faz com que nós temos a iniciativa de colaborar intensamente para a organização da APL”, destacou o prefeito.
(Texto: Matheus Klassmann / Fotos: Divulgação/Prefeitura)