

Aconteceu no dia 3 de outubro o Painel Desafios da Triticultura Gaúcha, promovido pela Cesa, XII Fenatrigo e CCGL. Este evento foi organizado pelo coordenador regional da CESA Luciano Barros.
O diretor técnico da CESA realizou a palestra de abertura da XII Fenatrigo, com objetivo de reposicionar a CESA no mercado. O Painel sobre os desafios da triticultura gaúcha foi realizado na cidade de Cruz Alta no auditório da CCGL, teve como palestrante o corretor de mercado Marcelo de Bacco e como mediador João Augusto Telles chefe de divisão técnica do Senar – RS
Entre os vários pontos abordados pelos painelistas ficou bem claro a importância da CESA e de políticas públicas de apoio ao cultivo do Trigo em nosso estado sob pena desta cultura importante diminuir substancialmente a área de cultivo, com isso aumentando diversos alimentos que se utilizam do trigo como matéria prima.
A Cesa no município de Cruz Alta possui capacidade estática de armazenagem de 22.500 toneladas, estando apta a receber produto diretamente das lavouras do município e região, tendo como beneficio a segregação do trigo que valoriza o produto, agregando renda para o produtor.
O segregamento e variedades mais resistentes aos fatores climáticos também foram abordados. A infraestrutura, logística e armazenamentos foram debatidos de forma a revindicar o melhor escoamento da safra.
Entre produtores, lideranças do setor Triticultor e Autoridades cabe ressaltar a Presença do Secretário de Agricultura Ernani Polo, do Secretário de Transporte e Logística Pedro Westphalen, Secretário de Obras Gerson Burman, Secretário Tarcisio Minetto, Presidente da XII FENATRIGO Airton Becker.
Após o término do evento, foi oficializada a colheita no Estado do Rio Grande do Sul com a Presença do Governador José Ivo Sartori.