
Participaram do ato, o Secretário da Agricultura e o gerente comercial do Banco de Lage Landen – Foto: Vilmar da Rosa/Seapa
Nesta terça-feira (22), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e o Banco de Lage Landen Brasil S/A firmaram termo de cooperação técnica com objetivo de integrar as ações para implementação e desenvolvimento do Mais Água, Mais Renda. Participaram do ato, o Secretário da Agricultura, Claudio Fioreze, e o gerente comercial do Banco de Lage Landen, José Luís Campos.
Com a parceria oficializada, a instituição financeira passa a ser mais uma alternativa ao produtor. A vigência do termo vai até 31/12/2014. A coordenação, a operacionalização, a divulgação junto aos municípios, o planejamento e avalição do programa são responsabilidades da Secretaria. Já o Banco Lage Landen Brasil deve promover a publicidade junto aos clientes, informar a Seapa sobre o andamento dos projetos, contratações, além de orientar os beneficiários sobre a subvenção prevista no Mais Água, Mais Renda.
Mais Água, Mais Renda
O Mais Água, Mais Renda, Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada, foi criado com a finalidade de incentivar e facilitar a expansão da irrigação, viabilizando esta prática entre os agropecuaristas gaúchos.
Aumentar a produtividade, a qualidade e a renda no campo são metas do programa, que foi instituído pela Lei 14.244/2013 e serve de modelo para o restante do País. Um dos diferenciais do Mais Água, Mais Renda foi o instrumento de subvenção de irrigação, em que o Governo Estadual reembolsa parte do investimento privado aos produtores, com índices de 12% a 30%.
Agilidade no licenciamento ambiental e outorga prévia do uso da água para açudes de até 10 ha e áreas irrigadas de até 100 há; e o incentivo financeiro para a implantação ou ampliação do uso de sistemas de irrigação são os principais benefícios o programa.
O investimento do Mais Água, Mais Renda já soma mais de R$ 330 milhões. Em toda a história da agricultura gaúcha, o estado tinha 100 mil hectares de culturas de sequeiro irrigados. Até o final de 2014, a Secretaria da Agricultura vai dobrar essa área.
Banco de Lage Landen Brasil S/A
O De Lage Landen é um provedor internacional com ampla experiência no gerenciamento de programas de financiamento. Por sua expertise, o De Lage Landen tornou-se um agente financeiro especializado em fornecer soluções flexíveis e vantajosas a fabricantes e distribuidores de bens e serviços em mais de 25 países na América, Europa, Ásia e Oceania, direcionadas aos mercados de Alimentação e Agricultura, Saúde, Equipamentos para Escritório e Tecnologia, Equipamentos de Construção e Industria, Transporte, Instituições Financeiras e Telecomunicações. Site http://www.bancodll.com.br/
Texto: Ricardo Lopes/Seapa