NOTÍCIAS

Secretaria da Agricultura já recuperou 138 Inspetorias de Defesa Agropecuária

Autoridades, produtores e representantes da comunidade participaram das inaugurações. - Foto: Ricardo Lopes

Autoridades, produtores e representantes da comunidade participaram das inaugurações. – Foto: Ricardo Lopes

Nesta sexta-feira (8), o Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, inaugurou Inspetorias de Defesa Agropecuárias em mais três cidades da Fronteira Oeste: São Borja, Maçambará e Itaqui. Na quinta-feira (7), já haviam sido entregues as novas instalações de Alegrete e Manoel Viana, que somadas chegam ao número de 138 inspetorias totalmente recuperadas.

Em São Borja, a cerimônia ocorreu no início da manhã. Em seguida foi a vez de Maçambará. À tarde, a comunidade de Itaqui recebeu a nova inspetoria. Autoridades, produtores e representantes da comunidade participaram das inaugurações.

A modernização das unidades faz parte da estratégia de fortalecer as estruturas públicas do Estado, iniciada em 2011 e que por meio de uma parceria entre Estado e União garante um investimento de R$ 60 milhões em melhorias na infraestrutura das 248 inspetorias e seus postos avançados.

As cadeiras e mesas quebradas dão lugar a novos móveis e computadores. Os prédios desgastados pelo tempo, muitas vezes sem receber qualquer tipo de reforma por mais de 40 anos, são recuperados, apresentando aos produtores e funcionários locais amplos e adequados para a realização dos atendimentos.  Compare o antes e o depois, inspetoria de São Borja 

“Encontramos situações em que o produtor se deslocava por horas e quando chegava à inspetoria, não existia cadeira para sentar e aguardar o atendimento. Tenho certeza que as estruturas novas motivam nossos servidores e qualificam os serviços prestados. A partir de agora nossas unidades estão preparadas para oferecer ao  homem do campo todo apoio necessário”, disse Fioreze.

Em um futuro próximo mais serviços serão disponibilizados para o cidadão, conforme o Secretário. A Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica, que será lançada na 37ª Expointer, por exemplo, permitirá ao produtor imprimir o documento em qualquer lugar com acesso a internet. Avanço que diminui custos, tempo e libera os servidores de funções burocráticas, reforçando o setor de defesa tão importante, principalmente, na região de fronteira. Outra ação destacada por Fioreze foi a realização de concurso público, que permitiu a nomeação de 130 novos fiscais agropecuários.

Depois das inaugurações, Claudio Fioreze visitou o Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, que acontece nas cidades de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguay). 

 

Texto: Ricardo Lopes / Seapa

MAIS NOTÍCIAS